Como É A Carreira Do Especialista Em Clínica Médica?

· 3 min read
Como É A Carreira Do Especialista Em Clínica Médica?

O especialista da clínica médica pode atuar em hospitais e em consultórios, bem como fazer atendimentos de urgência, solicitar exames de prevenção, examinar e fazer o diagnóstico. Mas é importante destacar que, quando o paciente já estiver crescido, ele deve procurar um clínico geral, para dar continuidade aos cuidados com a saúde. Após as avaliações, caso seja necessário, esse médico encaminhará o paciente para um especialista. A atuação da clínica médica acontece, principalmente, em um ambiente hospitalar, ou seja, em um hospital, seja público ou privado. Mas, também pode ser em unidades de pronto atendimento, postos de saúde  e em clínicas particulares. Os médicos precisam manter um histórico dos pacientes contendo informações sobre sintomas, dados obtidos em exames clínicos e o tratamento adotado.

  • Além disso, os profissionais da recepção podem usar a sala de espera para proporcionar mais conforto e bem-estar ao paciente enquanto ele aguarda pelo seu atendimento ou do familiar.
  • Afinal, a entrevista também serve para que o candidato conheça melhor o consultório.
  • Hoje um Atendente de Clínica Médica ganha em média R$ 1.443,41 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.
  • Algumas responsabilidades podem ser divididas com outros colaboradores, como as recepcionistas.
  • Pela amplitude provavelmente não há espaço para se desenvolver ao longo dessa trajetória uma formação clínica sólida.


O importante é manter a estrutura e planejar ações de crescimento e de maior amplitude de atendimento. Esses dados apresentados servem como um mapa até mesmo para você perceber qual o custo mensal com a folha de pagamento. Assim conseguirá entender qual a meta de faturamento precisa atingir para fechar o caixa  no azul constantemente. Esses funcionários do seu quadro são a base do bom funcionamento da sua clínica, é a matéria prima de todo trabalho que você está entregando ao paciente. Tudo vai depender do tipo de clínica que você tem, se atende uma especialidade ou se oferece trabalhos integrados com mais de uma área.


Apesar do curso de Medicina ser o mais procurado em diversas universidades, muitos estudantes que pretendem cursar esta graduação ainda têm dúvidas se esta é mesmo a profissão que desejam seguir. Depois de conhecer cada candidato, você certamente já terá um escolhido, que acredita combinar mais com sua clínica médica. Portanto, é a hora de mandar uma mensagem, e-mail ou realizar uma ligação, formalizando o convite e, possivelmente, firmando um acordo. Nesta etapa, você deve conversar diretamente  com cada um dos candidatos que escolheu.

Acompanhamento Do Especialista




A atenção dedicada durante os atendimentos médicos é uma das chaves para o sucesso na profissão, definindo bons e maus médicos. Isso significa que é importante que o médico cuide da própria saúde para poder dar conselhos e recomendar tratamentos aos seus pacientes. O ditado “faça o que eu digo, mas não o que eu faço” não pode ter vez aqui.


O papel da enfermagem na clínica médica também é de  clique aqui e saiba mais  importância. O médico internista é aquele que dá uma atenção mais completa ao paciente, desde o primeiro atendimento com as questões básicas da saúde até o monitoramento da situação da pessoa. De acordo com dados da área, a clínica médica foi fundada na Ilha de Kós, na Grécia, há 2.500 anos, quando o médico grego, Hipócrates (460 a.C.-377 a.C.), fez a primeira entrevista com um paciente. No blog de hoje vamos explicar sobre clínica médica, o papel do médico internista e da enfermagem clínica. Enquanto o atendimento em consultórios acontece com dia e hora marcados, no pronto-socorro a situação é inversa.